FacebookYoutubeRSSPartilhar

Aprovada candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica pela UNESCO

Biosfera pt vf 1 510 999
10 Junho 2015

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET AECT elaborou e apresentou ao Comité Internacional da Unesco a candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica que integra os Parques Naturais de Montesinho e do Douro Internacional na Terra Fria Transmontana, que é um dos territórios mais representativos da Reserva. 

A candidatura foi aprovada no dia 9 de junho na reunião do Comité de Coordenação Internacional do programa da UNESCO, sendo esta a 15º Reserva da Biosfera Transfronteiriça em todo o mundo. 

Citando o ZASNET: 

"O ZASNET AECT no passado mês de setembro entendeu que a candidatura satisfazia todos os critérios exigidos e apresentou aos Comités Nacionais, de Portugal e de Espanha, do Programa MaB da UNESCO. Estes Comités aprovaram a candidatura Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica e propuseram-na aos Governos respetivos.


A candidatura passou assim a ser um projeto dos Governos de Portugal e de Espanha apresentado no passado dia 30 de setembro ao Comité Internacional da UNESCO, sediado em Paris. A candidatura Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica está agora na fase de avaliação por parte deste Comité, sendo esta fase decisiva.

O ZASNET AECT acredita que este selo de qualidade do território, a ser outorgado pela UNESCO, será uma ferramenta e uma mais-valia no desenvolvimento sustentável da região. Este projeto transfronteiriço terá um impacto indubitável e significativo no desenvolvimento da região (região da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior, em Portugal e províncias de Salamanca e de Zamora, em Espanha), nomeadamente na promoção turística e no desenvolvimento económico. Uma Reserva da Biosfera pela UNESCO representa um “certificado de qualidade ambiental” utilizável na promoção do desenvolvimento e emprego. O reconhecimento pela UNESCO pode servir para destacar e recompensar estes esforços.
O projeto integra quatro parques naturais: Lago da Sanabria e Arribes del Duero, em Espanha e Parque Natural de Montesinho e Douro Internacional, em Portugal e inclui diversos espaços naturais como a Sierra de la Culebra, a Albufeira do Azibo, Romeu, …"