FacebookYoutubeRSSPartilhar

Feira do Fumeiro de Vinhais atraiu mais de 50 mil visitantes

Feira fumeiro balano 2016 1 510 999
10 Fevereiro 2016

A 36ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais teve um balanço positivo para a organização e expositores. Estima-se que tenham sido vendidas mais de 50 toneladas de fumeiro aos mais de 50 mil visitantes do certame.

O presidente do Município de Vinhais, Américo Pereira, reafirma a importância desta feira, frisando que nem a chuva e o frio afastaram os visitantes. “Estou muito satisfeito. Correu muito bem, o tempo acabou por ajudar porque fez com que as pessoas entrassem para os pavilhões. Quer chova, quer neve, esta é sempre uma grande feira e é a melhor feira de enchidos do país”, frisa o autarca. Os expositores garantem que ainda vale a pena marcar presença.

A qualidade do fumeiro que vendem, faz com que haja clientes que vêm a esta feira desde a primeira edição. “Já houve mais gente a comprar mas ainda se vende bem. Há clientes que vêm cá desde o primeiro dia em que viemos para a feira, há 36 anos”, constata Maria Madalena Jorge, de Ousilhão, no concelho de Vinhais. Já Francisca Maçaira, de Caroceiras, no concelho de Vinhais, refere que se nota uma diminuição do número de produtores das aldeias do concelho. “Estão aqui representadas fábricas de várias localidades de fora do concelho mas os agricultores que produzem fumeiro têm diminuído. Estas coisas ficam caras e com as despesas de transporte nestes quatro dias, fazem com que muitos agricultores desistam”, referiu a produtora, à Brigantia.

A 36ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais ficou ainda marcada pela Bísaro Pig Paradade, a primeira exposição em que a arte se uniu ao porco Bísaro. Terminada a feira, a exposição de 20 porcos decorados por artistas transmontanos, vai ficar patente no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, ontem inaugurado. 

Fonte: Rádio Brigantia.

Link: http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=15137&Itemid=43