FacebookYoutubeRSSPartilhar

Reportagem sobre a Escapadinha Especial "A Brama dos Veados" no Fugas

570152 1 510 999
10 Outubro 2016

A jornalista Andreia Marques Pereira e o fotógrafo Hugo Santos do Suplemento Fugas do Público fizeram a Escapadinha Especial da Brama dos Veados na primeira data do programa, 9 a 11 de setembro. O programa realizado foi fiel ao previsto para qualquer visitante e essa “aventura” está retratada numa reportagem exaustiva publicada no dia 8/10/2016.

“Entre Setembro e Outubro o Parque Natural de Montesinho enche-se de magia: os veados caminham entre nós como deuses – é a época da brama do acasalamento. Pretexto para uma escapadinha da Rota da Terra Fria Transmontana.
Passa a correr uma fêmea e todos ficamos quietos, contemplando a passada elegante e ágil. Passa a uns bons metros de nós, mas a respiração como que se sustém, involuntariamente: não queremos correr o risco de perturbar a sua evolução no cimo deste monte gasto, de afloramentos quartzíticos que refulgem na luz matinal como manchas aquosas. Desaparece no seu limite e os binóculos são sacados para vasculhar a paisagem. Vemo-la minutos depois, na encosta do monte seguinte, com companhia. Outra fêmea e, a persegui-las, um macho. Não dura muito a visão, desaparecem na curva do monte. A tempos, ouviremos sons guturais que nos chegam de várias direcções: é o veado a bramar….”

Para ler a reportagem completa siga o link: http://fugas.publico.pt/Viagens/365503_tras-os-montes-quando-os-veados-deixam-de-ser-fantasmas 

Fonte: Suplemento Fugas do Jornal Público