FacebookYoutubeRSSPartilhar

Exposição de Maria Suzana de Castro, artesã de Pardo e Surrobeco

Datas
01 Jun 2020 a 30 Set 2020
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Exp  1 1024 2500
  • Exp 1 1 1024 2500
  • Exp 2 1 1024 2500

Patente na Casa da Cultura Mirandesa, a exposição de Maria Suzana de Castro, artesã de Pardo e Surrobeco, mostra o trabalho de Maria Suzana de Castro e as duas filhas em «ponto e surrobeco» é uma tradição que tornou Miranda do Douro mundialmente conhecida, personificada nas famosas capas de honras (peça emblemática da cultura mirandesa) e noutros trajes populares desta região.

Christian Louboutin, por exemplo, encontrou em Miranda do Douro, as artesãs para a alta costura, tendo como ponto de partida a tradicional capa de honras mirandesa, que tem vindo a ser uma fonte de inspiração para vários estilistas de renome, tanto internacionais como nacionais, onde também o estilista português Nunes Gama, já se tinha inspirado em 2018, para a apresentação da sua coleção durante a Moda Lisboa. Foi também da autoria destas artesãs, a capa de honras que o Papa Francisco vestiu, oferecida pelo município de Miranda do Douro.

Hoje, Maria Suzana Castro e as duas filhas adequam o picado dos coletes de pauliteiros e dessas capas a novas aplicações, do qual resultam peças de vestuário verdadeiramente simbólicas e com um estilo muito próprio.

Morada

Miranda do Douro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
312 visualizações