FacebookYoutubeRSSPartilhar

Mogadouro

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Img 3295  medium  1 1024 2500
  • Img 32911  medium  1 1024 2500
  • 3  medium  1 1024 2500
  • 1  medium  1 1024 2500
  • 2  medium  1 1024 2500
  • 9  medium  1 1024 2500
  • 4  medium  1 1024 2500
  • 6  medium  1 1024 2500
  • 8  medium  1 1024 2500
  • 7  medium  1 1024 2500
  • 5  medium  1 1024 2500

A Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Mogadouro está instalada num edifício que foi um antigo moinho, no Parque Urbano da Ribeira do Juncal, onde também está instalado o Centro Interpretativo do Mundo Rural.

O parque da Ribeira do Juncal é um espaço cuidado que integra uma represa, zonas ajardinadas, mobiliário urbano, parque infantil e um pequeno percurso que permite apreciar todo o espaço enquanto fazemos algum movimento, ainda na envolvente, existe o complexo desportivo e de lazer, onde se evidenciam as piscinas municipais e o parque de campismo.

Logo à entrada do Parque da Ribeira do Juncal deparamo-nos de frente com a Porta da Rota da Terra Fria Transmontana, identificada por um pórtico em aço córten. Quando entrar no edifício aperceber-se-á do contraste entre a rudeza das paredes em xisto e a linguagem muito sóbria e moderna do mobiliário e equipamentos da Porta.

Ao fundo da Porta ganha destaque o painel retroiluminado alusivo à água, coincidente com o espaço envolvente da Ribeira do Juncal e da importância que esta temática tem no concelho, onde o rio Douro e concretamente a cascata de Lamoso se destaca como um dos mais belos atrativos naturais da região.
Tal como nas outras Portas, encontra aqui com as devidas adaptações, o jogo do “cubo dos sentidos”, onde são colocados à prova os 5 sentidos através de imagens, sons, aromas e objetos relacionados com o território de Mogadouro tendo no final de responder a um simples questionário que o habilitará a provar um produto da Terra Fria Transmontana.

Um grande ecrã táctil com informação diversa sobre a Rota e uma televisão onde pode apreciar um filme resumido do concelho de Mogadouro e dos outros 4 concelhos da Terra Fria Transmontana. Estes suportes associados aos vários desdobráveis e brochuras assim como a ajuda presencial serão de grande utilidade para uma visita mais informada.

Os produtos e artesanato da Terra Fria Transmontana ocupam grande destaque na Porta, vinhos, azeite, compotas, doces típicos, castanha, nozes, avelãs, máscaras, navalhas, objetos decorativos, cestos, e outros podem ser adquiridos na Porta ou serem encaminhados daqui para o produtor/artesão.

Além de receção, informação, encaminhamento, exposição, interpretação e interação de conteúdos temáticos e convívio, proporcionado pela interação social que aqui se estimula, também a animação com experiências gastronómicas, etnográficas, culturais e pedagógicas fazem parte destes espaços que no caso da Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Mogadouro poderá ser complementada pelo conhecimento mais profundo acerca da ruralidade no Centro Interpretativo do Mundo Rural que aqui funciona a escassos metros.

Morada

Mogadouro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
130 visualizações