FacebookYoutubeRSSPartilhar

Floresta

A região da TFT tem um contributo relevante para a diversidade florestal nacional, onde se evidenciam as áreas de castanheiro, de carvalhos, folhosas e resinosas diversas. No contexto de novos mercados e da procura de novas fontes de rendimento e competitividade, a valorização dos espaços florestais assume importância redobrada, incluindo também as áreas de matos e pastagens, considerando valores de uso direto (comercial) dos produtos como a madeira, a cortiça e a resina, mas também de outros, como biomassa para a produção de energia, o mel e outros produtos resultantes da apicultura, cogumelos ou plantas aromáticas.

Na Serra da Nogueira, perto da cidade de Bragança, encontra-se uma das maiores áreas contínuas de carvalho negral da Europa, com mais de 5 000 ha. 

Importam também destacar o papel das florestas para o pastoreio, caça, recreio e turismo de espaços naturais, mas também para um conjunto de serviços ecológicos como a proteção do solo, dos recursos hídricos, da paisagem e da biodiversidade ou o sequestro de carbono.