FacebookYoutubeRSSPartilhar

Turismo

Analisando agora, em breves traços, o setor turístico, pode-se afirmar que está difusamente representado, dispondo a região de um enorme e diversificado potencial turístico (cerca de 55% do total da área da TFT são Áreas Protegidas). 

O turismo associado à componente natureza proporciona o desenvolvimento de diversos tipos de turismo ligados a esta vertente como o ecoturismo, turismo cinegético, turismo no espaço rural, turismo em áreas naturais e turismo de aventura. A par deste tipo de oferta surge o Turismo Cultural associado ao riquíssimo património monumental e etnográfico. Estas duas temáticas encontram-se bem representadas por todo o território da Rota quer a nível dos monumentos, museus e sítios históricos e arqueológicos, quer a nível de festas e tradições populares, artesanato e gastronomia. 

Esta diversificada oferta é ainda complementada pela elevada qualidade da tipologia dos empreendimentos turísticos na modalidade Turismo no Espaço Rural (TER).

Com uma proposta turística tão variada a nível do património natural, monumental e etnográfico, é compreensível que o setor turístico, nos últimos anos, tenha vindo a crescer e a ganhar uma importância significativa no contexto das atividades económicas da TFT.