FacebookYoutubeRSSPartilhar

Castro de Vilarinho dos Galegos

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • T04 vilarinhogalegos 02 1 1024 2500
  • Vilarinho dos galegos castro 1 1024 2500
  • Castro vilarinho dos galegos  2  1 1024 2500
  • Castro vilarinho dos galegos  3  1 1024 2500

Povoado fortificado, localizado em cabeço em esporão sobre o rio Douro. Tem uma razoável implantação estratégica, controlando visualmente um troço significativo do rio e apresenta boas condições defensivas naturais, sendo acessível apenas pelo colo do esporão a noroeste.

É aqui na zona de acesso que se concentram as estruturas defensivas, afetados pela construção de diversos socalcos agrícolas. A parte superior do acesso tem um grande torreão circular, do qual arranca a única linha de muralha do povoado, que se prolonga ao longo do flanco oeste. Sob o torreão surge um largo fosso escavado na rocha, ainda razoavelmente visível e relativamente bem conservado. Em  frente ao fosso implanta-se um grande campo de pedras fincadas, talvez a parte melhor conservada das estruturas defensivas.

No interior do povoado os materiais são escassos, havendo cerâmicas manuais da Idade do Ferro e algumas tegulae e cerâmicas comuns de época romana.

Refira-se ainda que o Abade de Baçal refere a existência de uma fraga onde se encontraria um santuário tipo Panóias. Chama-se Fraga do Calço e está encostada ao povoado, na vertente sudoeste, mas apenas se observa uma única pia arredondada escavada na rocha.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2730 visualizações