FacebookYoutubeRSSPartilhar

Miradouro e Povoado Fortificado da Cidadelha

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Alto da ciradelha 590x295 1 1024 2500
  • Cidadelha 1 1024 2500

Sobranceiro à Vila de Vinhais, o Alto da Ciradelha ou Cidadelha fica a 1020m de altitude, claro que o panorama que se desfruta deste local compensa algum esforço para aqui chegar.

Sugerimos o trilho pedestre que se inicia no Parque Biológico, podendo assim desfrutar de toda a beleza deste percurso até chegar ao marco geodésico, onde recentemente se instalou um posto de observação e interpretação de um povoado fortificado que por aqui existiu:

As características geomorfológicas do pronunciado monte conferem-lhe um excelente controlo geoestratégico, sobre um alargado horizonte, que se desenvolve em seu redor.

Apesar de reunir boas condições de defesa natural, o povoado dotou-se de duas linhas de muralhas que delimitam duas plataformas com uma implantação a diferentes cotas. Uma primeira plataforma, de maiores dimensões e com uma configuração aproximadamente elíptica, desenvolve-se no ponto superior da elevação dando origem a um alargado espaço intramuros. Pelo sector sudoeste adossa-se uma segunda estrutura defensiva que delimita um espaço organizado em função do declive. A estrutura defensiva é construída em pedra partida de xisto assente em seco, dando origem a um aparelho bastante irregular.

Atualmente são visíveis abundantes derrubes e uma grande quantidade de pedra miúda anormalmente fragmentada. Os materiais de superfície são bastante raros, embora os fragmentos detetados permitam radicar este povoado na Idade do Ferro.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3216 visualizações