FacebookYoutubeRSSPartilhar

Minas de França

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
T11 fran a 01 1 1024 2500

As Minas de França distribuem-se por uma vasta área, apresentando várias frentes de exploração, ao longo da encosta e do topo do grande monte localizado imediatamente a noroeste da aldeia de França.

A exploração do ouro aqui existente era feita por trincheiras e cortas e também por galerias e poços, havendo ainda registos de época recente de exploração das próprias areias do rio Sabor. Na linha de cumeada existe um grande tanque subcircular. Na encosta perto da aldeia há registo da existência de escoriais, associados a materiais de época romana.

Numas rochas contíguas à estrada entre França e a aldeia de Montesinho fica o chamado Penedo Furado, que tem uma pequena galeria que a atravessa de um lado ao outro, paralelamente à estrada. Segundo a explicação da população local, faria parte de uma conduta de água que levaria à atual zona da aldeia e que seria usada para lavagem das areias do rio. A zona da presumível conduta encontra-se fortemente erodida e tapada por mato, apenas se observando pontualmente um pequeno muro. Atualmente, a observação pormenorizada das minas é bastante complicada e perigosa, pois quase toda a zona se encontra coberta de mato denso. 

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3968 visualizações

Sugestões