FacebookYoutubeRSSPartilhar

Feira do Fumeiro de Vinhais

Datas
09 a 12 Fev 2017
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Fumeiro1 1 1024 2500
  • Fumeiro 1 1024 2500

Uma das maiores e a mais antiga Feira do Fumeiro do país.

Venda e exposição de fumeiro (IGP), artesanato, espaço gourmet, tasquinhas, animação, máquinas agrícolas, chegas de touros e perícia equestre.

Uma cultura gastronómica única em Portugal e a inigualável qualidade dos produtos fazem do Concelho de Vinhais a Capital do Fumeiro, levando a autarquia a uma empenhada e cuidada promoção da “Feira do Fumeiro” que ano após ano se realiza no segundo fim de semana de fevereiro.

Um dos segredos da afamada qualidade do “Fumeiro de Vinhais” é a criação do porco bísaro, uma das duas únicas raças autóctones de suínos existentes em Portugal. Os suínos da raça bísara caracterizam-se pelo seu grande tamanho, chegando a atingir mais de um metro de altura e metro e meio de comprimento desde a nuca à raiz da cauda! Ossudos e pouco musculados, tem uma carcaça em que a proporção do músculo é maior que a de gordura, o que permite obter uma carne pouco atoucinhada, mas muito entremeada.

Tratando-se de carne pouco gorda constitui, talvez, o segredo do sabor do fumeiro. É curioso saber que a alimentação dos animais no concelho, é feita sobretudo à base de produtos naturais produzidos na própria exploração agrícola, nomeadamente a batata, a castanha, a beterraba, abóbora, nabo, forragens, grãos e farinhas de cereais. Diz-se, até, que “os porcos comem comida de gente”! Mas são também beneficiados em pastagens, soutos e carvalhais.

Esta conjugação de fatores relativos à alimentação, ao maneio, à idade do abate superior a um ano e à própria raça, confere à carne características ótimas, especialmente para a produção de enchidos.

As proteções comunitárias como “Indicação Geográfica Protegida” do “Salpicão de Vinhais”, da “Linguiça de Vinhais” ou “Chouriça de Carne de Vinhais”, “Alheira de Vinhais”, “Chouriça Doce de Vinhais”, “Chouriço Azedo de Vinhais”, “Butelo de Vinhais” e o “Presunto Bísaro de Vinhais” representam um instrumento importantíssimo para evitar a descaracterização destes produtos e salvaguardar a sua qualidade e genuinidade.

Estas características, estão hoje garantidas face à resolução superior da criação de uma área geográfica de produção e respetiva certificação. Em 2001 realizou-se a primeira Feira Nacional do Porco Bísaro, simultaneamente com a Feira do Fumeiro que se iniciou em 1981.

Morada

Vinhais

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2381 visualizações