FacebookYoutubeRSSPartilhar

Vimioso

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Dsc 0008  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0046  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0033  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0026  medium  1 1024 2500
  • Img 1785  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0088  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0038  medium  1 1024 2500
  • Dsc 0092  medium  1 1024 2500

A Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Vimioso está localizada no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA).

Logo à entrada do parque deparamo-nos de frente com o pórtico em aço córten a sinalizar a Porta da Rota da Terra Fria Transmontana que está instalada num edifício de madeira. Quando entrar no edifício aperceber-se-á da simbiose entre a madeira e a linguagem muito sóbria e moderna do mobiliário e equipamentos da Porta.

Ao fundo da Porta ganha destaque o painel retroiluminado alusivo às raças autóctones, especificamente o burro de Miranda que tanta ajuda presta aos agricultores e mais recentemente as novas ofertas de animação turística que incluem o burro mirandês como principal recurso (passeios de burro), os produtos derivados do leite de burra, entre outros aspetos.

Tal como nas outras Portas, encontra aqui com as devidas adaptações, o jogo do “cubo dos sentidos”, onde são colocados à prova os 5 sentidos através de imagens, sons, aromas e objetos relacionados com o território de Vimioso tendo no final de responder a um simples questionário que o habilitará a provar um produto da Terra Fria Transmontana.

Um grande ecrã táctil com informação diversa sobre a Rota e uma televisão onde pode apreciar um filme resumido de Vimioso e dos outros 4 concelhos da Terra Fria Transmontana. Estes suportes associados aos vários desdobráveis e brochuras assim como a ajuda presencial serão de grande utilidade para uma visita mais informada.

Os produtos e artesanato da Terra Fria Transmontana ocupam grande destaque na Porta, vinhos, azeite, compotas, doces típicos, castanha, nozes, avelãs, máscaras, navalhas, objetos decorativos, cestos, e outros podem ser adquiridos na Porta ou serem encaminhados daqui para o produtor/artesão.
Além de receção, informação, encaminhamento, exposição, interpretação e interação de conteúdos temáticos e convívio, proporcionado pela interação social que aqui se estimula, também a animação com experiências gastronómicas, etnográficas, culturais e pedagógicas fazem parte destes espaços que no caso da Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Vimioso poderá ser complementada pela visita à exposição permanente sobre as diversas vertentes da rede Natura 2000 neste território.

Também a possibilidade de realizar atividades lúdico-pedagógicas com o burro de Miranda, onde se dá a conhecer os benefícios da utilização do Burro nos processos terapêuticos (asinomediação e asinoterapia) e fomentar os passeios ou as caminhadas com os Burros de forma a que os visitantes possam alargar os seus conhecimentos e perceber – de uma forma mais lúdica e interativa -em que medida a AEPGA contribui para a conservação do Burro de Miranda.

Morada

Parque Ibérico de Natureza e Aventura, São Joanico, Vimioso

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
215 visualizações