Elementos | |
---|---|
Cabeço da Terronha |
O cabeço da Terronha é um monte alongado sobre a ribeira de Castro, que corre no seu sopé norte e com localização sobranceira à aldeia de Macedo do Mato.
O local possui boas condições naturais de defesa e bom controlo geoestratégico sobre a região envolvente. O sítio tem sido alvo de várias ações de destruição, devido à prática agrícola e à abertura de um estradão que lhe rasgou a plataforma na cota mais elevada. Estas ações acabaram por descaracterizar por completo a configuração do antigo povoado e não se observam vestígios estruturais. Apenas no sector sul, a meio da vertente que descai no sentido de Macedo do Mato, é possível observar um talude que poderá estar articulado com a estrutura defensiva.
Os vestígios recolhidos à superfície constituem-se fundamentalmente por fragmentos de cerâmica comum cuja cronologia poderá ser enquadrada na Idade do Ferro.
Existe também em grande quantidade fragmentos de telha de meia cana e alguns fragmentos de cerâmica mais recente, provavelmente da Idade Média. No sopé desta vertente, a quando da construção de uma habitação, foi encontrado um fragmento de mó que foi destruído. Não foram encontrados vestígios de romanização. Num caminho de pé posto, que liga a aldeia ao topo do monte pela vertente sul, a meia encosta, existia uma fraga que continha insculpida uma ferradura destruída por trabalhos de arroteamento.