Elementos | |
---|---|
Terronha de Alimonde Alimonde, Bragança |
A Terronha de Alimonde ocupa a parte terminal de um relevo em esporão alongado sobranceiro à ribeira de Alimonde, curso de água subsidiário do rio Tuela. A sua implantação conferiu-lhe boas condições de defesa natural, sobretudo a oriente e norte cujas vertentes descaem abruptamente no sentido da referida ribeira.
No entanto, os sectores sul e ocidental, geomorfologicamente mais suaves, revelam grande vulnerabilidade em termos defensivos. O sistema defensivo deste povoado reforça-se sobretudo nestes sectores, onde a sul se implanta um torreão circular em xisto de grandes dimensões. Este torreão é precedido por um fosso escavado diretamente na rocha, que reforça o sistema defensivo do colo de acesso e se prolonga pela vertente do lado oeste.
Uma única linha de muralha arranca deste torreão, definindo um perímetro interno com planta aproximadamente subcircular. Na área intramuralhas observam-se alguns derrubes de pedra partida de xisto, que poderão ter pertencido a estruturas habitacionais. Não foi registada a presença de fragmentos cerâmicos ou de outros materiais que permitissem uma aproximação mais documentada à cronologia do local. Contudo, a tipologia do complexo defensivo, bem como a estruturação urbana do povoado, obedecem ao modelo característico dos povoados da Idade do Ferro da região.
Alimonde, Bragança