Elementos | |
---|---|
Fraga dos Fusos / Pena Escrita |
A Fraga dos Fusos localiza-se sensivelmente a meio da vertente sudeste da serra da Nogueira, muito próximo de uma intercepção de caminhos de terra batida, que tornam fácil o seu acesso. Junto do afloramento rochoso em xisto onde se encontram as gravuras, a cerca de 15 metros a oeste, nasce uma pequena linha de água subsidiária do ribeiro da Portela que atravessa o centro da aldeia de Sortes.
A Fraga dos Fusos situa-se no terreno fortemente acidentado da vertente da serra, entre a vegetação rasteira. É por isso facilmente detectável à distância.
Este afloramento organiza-se segundo uma formação que lhe confere a aparência de um "banco com encosto". As gravuras encontram-se na superfície horizontal e plana dessa formação. Fora, executadas por fricção e os motivos representados constituem-se fundamentalmente por sinais lineares paralelos ou em forma de V sulcados na rocha, habitualmente designados por "unhadas do diabo".
Além destes estão também representadas pequenas covinhas e uma interceção de três linhas que formam um motivo em "estrela". Patentes ainda estão alguns cruciformes. Sobre o lado direito surgem insculpidos os motivos em forma de fuso, lança ou alabarda que se destacam no painel e que acabaram por designar a rocha.