








-
Início
-
Ver
-
Portas dos troços
- Detalhe de Geo-Artigo
Avelanoso
Avelanoso Avelanoso, Vimioso |
No segundo troço, o mais curto da série, percorre a bacia de apanhamento do Angueira, onde o planalto de Miranda se esgota nos primeiros contrafortes da serra de Culebra.
Avelanoso, com uma área de 29 km² e uma densidade populacional de 5 hab/km², é a freguesia mais a norte de Vimioso, está a 14 km da sede de concelho, no sopé da Serra do Mó (antigo castro mourisco e mais tarde, romano), que deu origem à conhecida lenda da fonte da moura. O seu acesso é feito através da estrada EM 542.
Orago: S. Pedro.
Primeira referência histórica: Avelanoso é referido pela primeira vez, na documentação oficial, nas Inquirições de 1258, ordenadas por D. Afonso III.
Outros locais de interesse: Parque de Merendas e Parque das Olmedas.
PATRIMÓNIO EDIFICADO
Igreja Paroquial de Avelanoso/ Igreja de São Pedro;
Capela Santa Marinha - em ruínas, situada numa encosta sobre a ribeira de Santa Ana;
Cruzeiro;
Tanque em Granito;
Fonte de Baixo;
Moinho de Água;
Pombais.
ENQUADRAMENTO
Por alturas de 1809, a fronteira transmontana era permanentemente ameaçada pelos espanhóis, daí a portaria do Conselheiro de Guerra desta província, com data de 21 de Janeiro do mesmo ano, que apontava para a imediata e pronta fortificação, não só de Avelanoso, como de outros lugares.
O povoamento da área onde atualmente se insere a freguesia remonta ao período pré-histórico. São abundantes os vestígios existentes ou dos quais existe apenas o registo documental. Nos primeiros documentos em que a freguesia é citada, aparecem as formas populares Avelanso, Avelaoso e Avelaõsa. Mais tarde, iriam surgir formas mais eruditas, como Avelana, que iria corromper-se em Avelanoso.
A zona envolvente ao aglomerado é ocupada por hortas e quintais, dispostos ao longo das linhas de água e coloridos por pequenas explorações, em mosaico, de legumes e hortaliças, ponteados por árvores de fruto. A exploração cerealífera e os soutos (com várias plantações novas de castanheiro) envolvem o aglomerado interrompido, pontualmente, por carvalhos e manchas de matos (giesta, esteva e arçã).
Aglomerado bipolarizado nas margens da Ribeira de Santa Ana. Na margem direita, o núcleo primitivo, com uma estrutura orgânica e ocupação densa mantendo, apesar de algumas intervenções de substituição de pré-existentes, conjuntos homogéneos de arquitetura popular tradicional de casas em xisto e elementos de travação nos vãos em cantaria de granito, abandonados ou degradados.
Marcam a margem direita áreas de expansão do aglomerado com edifícios de arquitetura contemporânea de casa unifamiliar isolada de padrões estéticos sem qualidade, que descaracterizam o aglomerado.
Este núcleo assenta numa estrutura linear, que se desenvolve em diferentes níveis da encosta que ocupa, voltada a sul, com apoio na EM542, que constitui o acesso nascente ao aglomerado de Avelanoso e, ultimamente, o seu principal eixo de expansão.
Avelanoso, Vimioso

Sugestões
-
Hotel Restaurante A Vileira
Avenida de Alcanices, 2, 5230-308 Vimioso
Hotel Restaurante A Vileira
O Hotel Restaurante A Vileira é um edificio moderno e acolhedor, idealizado para proporcionar aquele retiro no melhor conforto possivel. Mas a nossa ... -
Casa do Médico
Carção, Vimioso
Casa do Médico
Localizada na aldeia de Carção, a 35 km de Bragança, a Casa do Médico é um alojamento rústico, com piscina exterior, acesso wi-fi gratuito. Dispõe de ...
Próximos
-
Parque de Merendas de Avelanoso
Avelanoso, Vimioso
Parque de Merendas de Avelanoso
Na aldeia de Avelanoso, porta do segundo troço, encontra um espaço arborizado onde passa uma pequena linha de água que embeleza e torna o parque de ... -
Igreja Paroquial de Avelanoso / Igreja de São Pedro
Avelanoso, Vimioso
Igreja Paroquial de Avelanoso / Igreja ...
5301-903 Bragança
T 273 327 680
F 273 331 938
E am.terrafria@amtf-nt.pt