FacebookYoutubeRSSPartilhar

Constantim

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Constantim pauliteiros 1 1024 2500
  • P8260039  3  1 1024 2500
  • Quiosque multimedia 1 1024 2500
  • Fonte do cano 1 1024 2500
  • T03 01   8   medium  1 1024 2500

No terceiro troço, que começa em Constantim, vai contornar a Terra de Miranda, com uma aventurosa aproximação às cristas escarpadas do Douro. E terá o privilégio de conhecer a cidade de Miranda do Douro.

Constantim é sede de freguesia e encontra-se a 16 km a Norte de Miranda do Douro. Localizada no Planalto Mirandês, numa pequena depressão do vale do Rio Fresno, a freguesia apresenta uma área de 22 km² e uma densidade de 4,9 hab/km². Este Aglomerado está inserido no Parque Natural do Douro Internacional de características marcadamente rurais. É servida pela estrada a EM 542.

Orago: Nossa Senhora da Assunção.

Primeira referência histórica: Documento de D. Sancho I, em 1211

Outros locais de interesse: Santuário da Senhora da Luz; Povoado fortificado “Senhora da Luz”, com evidentes vestígios de romanização, corresponde ao local onde se ergue atualmente o pequeno santuário de Nossa Senhora da Luz.

Feiras: Feira Internacional da Nossa S.ª da Luz (Último domingo de Abril).

PATRIMÓNIO EDIFICADO

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (Românica);
Capela da Santíssima Trindade (Séc. XVII/XVIII);
Capela de Nossa Senhora das Dores (Séc. XVIII);
Capela de Stº Cristo;
Senhora da Luz (povoado romanizado);
Santuário de N. Sra. da Luz;
Cruzeiros;
Chafarizes - tanques;
Fontanários;
Pombais (em estado razoável de conservação);
Posto de Informação Multimédia da Rota.

ENQUADRAMENTO

O aglomerado é envolvido por hortas e quintais junto às habitações e em vales de linhas de água, compartimentadas, em alguns casos, com muros de xisto, com culturas hortícolas (batata, milho, beterraba entre outras hortaliças), por vinhas, lameiros, soutos, alguns carvalhos-negrais e povoamentos de resinosas nos pontos mais elevados.

O aglomerado é apoiado numa estrutura de desenvolvimento orgânico, atravessado pelo rio Fresno, marcada por uma sucessão de casas de habitação com pátio para apoio agrícola, fechado por grandes portas carrais. Na margem esquerda da ribeira, um número considerável destas habitações criam um conjunto ainda homogéneo de casas tradicionais em que a utilização de xisto nas paredes e o granito nos vãos e cunhais, se equilibra nas construções em grande número desocupadas e débil estado de conservação, sendo a poente, na margem direita da ribeira, que as intervenções recentes mais descaracterizam o núcleo primitivo.

Morada

Constantim, Miranda do Douro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
1615 visualizações