Palombar - Associação para a Conservação da Natureza e do Património Rural -
Elementos | |
---|---|
Palombar - Associação para a Conservação da Natureza e do Património Rural - Antiga Escola Primária de Uva 5230-232 Uva, Vimioso |
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural – é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como principais objectivos a conservação dos ecossistemas agrícolas, florestais e selvagens, assim como a preservação do património edificado e respetivas técnicas tradicionais de construção. Ainda que a sua área de intervenção seja cada vez mais alargada, tem vindo a actuar sobretudo em Trás-os-Montes.
Através de uma ação continuada em diversas frentes, a Palombar pretende sobretudo dinamizar territórios rurais, frequentemente em estado de abandono, privilegiando não só a intervenção imediata no terreno, mas também a transmissão do conhecimento que orientou a gestão sustentável da paisagem pelas populações durante séculos.
Atividades realizadas para grupos ou individuais:
- Visitas ao Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais – visita guiada sujeita a marcação;
- Oficinas de técnicas tradicionais de construção - oficinas de diversas técnicas de construção tradicionais - como o ferro forjado, a carpintaria, a preparação de adobes, a construção de muros de pedra ou o tabique –, geralmente direcionados para grupos com um máximo de 12 pessoas, e com a duração de um fim-de-semana.
- Campos de Trabalho Voluntário Internacionais - Os Campos de Trabalho Voluntário Internacionais, ou CTVIs organizados pela Palombar, têm por objetivo, geralmente, a recuperação do património rural utilizando técnicas de construção tradicionais e ecológicas, ao qual se associa a criação de um espaço de aprendizagem informal, tanto a nível técnico como pessoal, de desenvolvimento do sentido de cidadania. São realizados por ano, geralmente 3 ações, uma na primavera e duas no verão.
- Encontro de Arquitetura Tradicional e Sustentabilidade - durante 3 dias, no segundo fim de semana de julho, na aldeia de Uva juntam-se oradores, formadores, estudantes e entusiastas da arquitetura tradicional e sustentabilidade, criando um espaço de partilha informal, recheado de palestras, oficinas, exposições, cinema e espetáculos.
- Novembro pela Floresta – organização de um conjunto de atividades sobre a floresta autóctone, com o principal objetivo de sensibilizar diferentes públicos para a importância da sua preservação: dinamiza uma ação de voluntariado de recolha de sementes e/ou de plantação, sessões educativas com as escolas da região, e ainda uma formação especializada sobre diferentes sub-temáticas.
Para reservas, inscrições e demais informações consultem os contactos abaixo.
Antiga Escola Primária de Uva
5230-232 Uva, Vimioso