Elementos | |
---|---|
Aldeia Nova Aldeia Nova, Miranda do Douro |
O Lugar de Aldeia Nova, freguesia e concelho de Miranda do Douro, localiza-se na faixa oriental do concelho, sensivelmente a 8 km da sede de freguesia, atravessado pela estrada M 1125. Aldeia Nova está integrada no Parque Natural do Douro Internacional e na Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda.
Aldeia Nova é provavelmente o lugar da periferia da freguesia de Miranda do Douro mais conhecida pelos viajantes, devido à capela de S. João e o Castro de S. João das Arribas. Para se lá chegar, desce-se por um caminho em terra até uma capela, ereta em 1833 sobre um antigo castro da Idade do Bronze, de que se conserva ainda uma boa parte da estrutura (Monumento Nacional, Dec. de 16.06.1910).
Aqui, foram encontrados em prospeções arqueológicas, machados de sílex, pontas de lança em bronze e cobre, objetos de cerâmica, grãos de trigo carbonizados, pedras de moer, moedas, entre outros. Ao longo dos anos, as pedras dos seus muros foram sendo reutilizadas para surribar a encosta e construir outras casas e, nas paredes da capela, apareceu uma epígrafe honorífica de Emilius Balesus, cidadão romano que aqui morreu depois de acompanhar, como porta-bandeira, o Imperador Adriano na sua expedição a Inglaterra, para submeter os bretões, na primeira metade do Séc. II D.C..
Por estas arribas, vagueiam aves de rapina, designadamente a enorme águia-real e, no período estival, o migrante abutre-do-Egipto, aqui conhecido por Minhoto. O corço, o javali e o lobo, também não são raros nos canhões fluviais do Douro.
O aglomerado encontra-se localizado num planalto, cortado por uma linha de água que o divide em dois núcleos.
Aldeia Nova, Miranda do Douro