Elementos | |
---|---|
Alto do Outeiro |
Necrópole de sepulturas escavadas na rocha, de forma antropomórfica. Localizam-se num grande rochedo na encosta sul do morro do Alto do Outeiro, o centro e o ponto mais alto da aldeia da Pena. O rochedo fica atualmente dentro do quintal de uma casa, à qual está encostado. Logo por cima, situa-se a capela de Santo Inácio e há informações de que existiriam mais sepulturas escavadas na rocha, localizadas entre este núcleo e a capela e que terão sido tapadas.
As sepulturas atualmente visíveis são seis, uma das quais já muito erodida e pouco percetível. Dividem-se em dois grupos, separados entre si por poucos metros, um com duas e outro com quatro sepulturas. Cada um destes grupos associa-se a uma pia retangular de pequenas dimensões.
No prolongamento deste mesmo afloramento, onde hoje está o portão da casa, a rocha faz um ressalto e aqui são visíveis gravuras (alguns sulcos, covinhas e pequenas pias). O topo do morro do Alto do Outeiro consiste numa plataforma entre rochedos, com boas condições de implantação. Não foi possível observar vestígios nítidos de ocupação antiga, com a possível exceção de duas covinhas e alguns pequenos entalhes nas rochas. No entanto, tendo em conta a existência
da necrópole medieval na sua encosta, imediatamente sob uma capela, é provável que aqui houvesse também ocupação na Idade Média, talvez um pequeno castelo roqueiro.