Elementos | |
---|---|
Igreja e Santuário de Nossa Senhora da Serra Serra da Nogueira, Bragança |
O templo aqui existente corresponde a uma reconstrução de um outro de época tardo-medieval, e está fortemente arreigada na devoção popular (Festa da Natividade da Virgem – 8 de setembro).
A igreja tem um especto espaçoso e robusto, conferido pelo granito que é o material mais usado, tem três naves, separadas por fiadas de cinco colunas, com quarenta metros de comprimento.
Se tiver oportunidade não fique sem ver o interior da capela. Para além dos belíssimos retábulos barrocos, vale a pena apreciar a estrutura da cobertura e a sua sustentação.
Do final de agosto até início de setembro realiza-se uma concorrida romaria a este santuário, permanecendo muitos fiéis no alto da serra, ficando alojados nos “quartéis” aí edificados para albergar os romeiros que querem acompanhar as festividades religiosas como as novenas, a missa e a procissão que junta milhares de pessoas.
Além do carácter religioso, também a vertente pagã é motivo de interesse, havendo no espaço do Santuário vários locais para comer e de diversão para os mais jovens. Realçando-se ainda o jogo da batota, motivo que costuma mobilizar muita gente a esta festa.
Junto ao santuário existe um complexo centro de telecomunicações que garantiu, em tempos, a cobertura de uma boa parte da província transmontana.
Serra da Nogueira, Bragança