Na sequência da presença da Rota da Terra Fria Transmontana na Feira Internacional de Turismo em Madrid (FITUR), tivemos oportunidade para divulgar e promover a nossa região e os nossos produtos turísticos. Foram dezenas de reuniões com profissionais Espanhóis, Holandeses, Chineses, Americanos e outras nacionalidades que tiveram sempre algo em comum - o interesse por conhecer mais e melhor a região.
Constatou-se destas reuniões a tendência por procura de produtos turísticos relacionados com a gastronomia, cultura, natureza e desporto, com especial atenção para o ciclismo, aliás, sobre este, já tivemos oportunidade de enviar informação referente à prova de Grandfondo que se realiza em julho e que utiliza muitos dos percursos da Rota da Terra Fria Transmontana.
De destacar, também, o esforço que fizemos junto dos operadores, especialmente Espanhóis, para iniciar um trabalho comum no sentido de realizar programas turísticos conjuntos que integrem a Rota e desta forma possam apresentar complementaridades, reforçando a qualidade e diversidade, apresentando assim uma oferta mais rica ao cliente final. Ora, foi com surpresa e satisfação que verificámos numa reunião com o operador Holandês (SRC Reizen) que eles têm um programa em comercialização consonante com essa ideia, tirando partido dessa complementaridade entre Espanha e Portugal.
O programa da SRC Reizen cujo link partilhamos (http://www.src-reizen.nl/detail-anzeige.htm?header=Spanje+en+Portugal&detail=true&id=1032#.WIiB4xuLSbg) é demonstrativo daquilo que pretendemos para o futuro, integração da Rota da Terra Fria Transmontana neste circuito turístico: Espanha – Portugal.
Esta participação foi positiva, tendo deixado boas indicações para o futuro, quer pela aceitação, quer pelo interesse demonstrado pelos profissionais e também pelo público em geral.