Elementos | |
---|---|
Cerca Urrós, Mogadouro |
Habitat aberto de grandes dimensões, que ocupa uma suave encosta virada a sul de um cabeço extenso, arredondado e de topo aplanado, sobranceira ao rio Douro. A zona do habitat é ampla e claramente delimitada por quatro conjuntos diferenciados de afloramentos rochosos. Três destes conjuntos localizam-se na parte superior do sítio. O maior e mais importante dos quatro conjuntos de afloramentos localiza-se no quadrante sul e inferior do sítio.
Todos os conjuntos de afloramentos estão preenchidos por abrigos, palas e plataformas abrigadas, com destaque para o quarto, que reúne excelentes condições de habitabilidade. Será provavelmente aqui que se refere a existência de abrigos com cerâmicas, assim como um abrigo com possíveis fossetes, ainda que esta última referência seja duvidosa.
Registam-se cerâmicas manuais, de pastas escuras e arenosas, aparecendo diversos fundos planos. As suas características apontam para o Bronze Final/Idade do Ferro e a tipologia do sítio indicia também um habitat do Bronze Final. Apesar do topónimo, não há qualquer indicador da existência de muralhas. O topónimo Cerca parece simplesmente aplicar-se a um antigo muro de propriedade que rodearia o local.
Urrós, Mogadouro