Elementos | |
---|---|
Trás-do-Souto / Fonte da Cruz Freixeda, Bragança |
Pequeno alto aplanado, inserido numa zona planáltica, de solos profundos e férteis. Este alto destaca-se da zona aplanada envolvente, e embora seja natural, nota-se que parte dos taludes nos seus limites tem origem artificial, formando uma superfície elevada de configuração ovoide. À superfície, existem imensas pedras soltas, provavelmente resultantes de estruturas e existem vários materiais de superfície, numa área bastante extensa, embora não particularmente abundantes.
O extremo sul do sítio foi parcialmente afetado pela abertura da EM1054. Entre os materiais de superfície distinguem-se algumas tegulae, cerâmicas de pequenos e grandes vasos e há notícia do aparecimento de terra sigillata hispânica alto-imperial. Para além de materiais claramente romanos, há outros que poderão ser medievais. Pelas suas características e dimensão, este local poderá ser uma uilla.
Imediatamente a seguir, cerca de 100 metros a nascente, situa-se a referência à necrópole de São Julião, certamente relacionada com este sítio, que tinha pelo menos 17 sepulturas, feitas de lajes dispostas em cutelo e tapadas por lajes horizontais e continham ossadas, que foram destruídas pelos trabalhadores que as encontraram.
Freixeda, Bragança