Parque Natural de Montesinho
Elementos | |
---|---|
Parque Natural de Montesinho Parque Natural de Montesinho |
Estendendo-se no território norte dos concelhos de Vinhais e de Bragança este Parque carateriza-se por uma elevada diversidade morfológica, geológica e climática, que se reflete na adaptação das espécies animais e vegetais ao meio físico e consequentemente na paisagem.
(Decreto-Lei nº 355/79, de 30 de Agosto)
Estendendo-se no território norte dos concelhos de Vinhais e de Bragança este Parque carateriza-se por uma elevada diversidade morfológica, geológica e climática, que se reflete na adaptação das espécies animais e vegetais ao meio físico e consequentemente na paisagem. As suas características peculiares proporcionam o desenvolvimento de espécies endémicas de que são exemplo – a cravina (Dianthus laricifolius subsp. marizii), a arméria (Arenaria querioides subsp. fontiqueri), a Jasione crispa (subsp. serpentinica) e as herbáceas Festuca brigantina e Avenula lusitanica, espécies que se desenvolvem nas rochas básicas e ultrabásicas do interflúvio Tuela/Sabor. No seu território coexistem bosques esclerófilos, representados pela azinheira, estevais acompanhados por espécies como o sal-puro (Thymus mastichina) e a arça (Lavandula pedunculata subsp. sampaiana), bosques de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) acompanhados por castanheiro (Castanea sativa) e na cúpula altiplânica o vidoeiro (Betula spp.).
Entre a elevada diversidade de espécies que povoam o PNM, destacam-se – a águia real (Aquila chrysaetos), com três casais confirmados, o tartaranhão-azulado (Circus cyaneus), que tem aqui a sua maior população nacional, a águia-caçadeira (Circus pygargus), o mocho-pequeno (Otus scops), a coruja-das-torres (Tyto alba), a perdiz-cinzenta (Perdix perdix), a lontra (Lutra lutra), o javali (Sus scrofa), o lobo ibérico (Canis lupus), o lince ibérico (Lynx pardina), a raposa (Vulpes vulpes), entre outros. O PNM é o único local no país, em que o veado (Cervus elaphus) e o corço (Capreolus capreolus) têm a sua área de distribuição sobreposta e é considerada como uma área de importância capital para a conservação do lobo ibérico (Canis lupus).
O PNM é abrangido pela Zona de Proteção Especial das Serras de Montesinho e de Nogueira e pelo Sítio Montesinho/Nogueira da Rede Natura 2000.
Parque Natural de Montesinho
Parque Florestal
5300-000 Bragança