Elementos | |
---|---|
Castelo dos Mouros / Urreta do Castelo |
Povoado fortificado com uma implantação geográfica que lhe permite um bom controlo geoestratégico sobre a região envolvente. O antigo povoado assentou num relevo sobranceiro à ribeira de Veados, numa zona de acentuados declives e escarpados. Por esse motivo possui boas condições de defesa natural, apesar de apresentar um complexo sistema defensivo.
O acesso é realizado a partir de um colo situado a norte, o sector de mais fácil penetração. É neste lado que se pode observar um fosso escavado na rocha que cobre todo este sector e se desenvolve por mais alguns metros para o sentido oeste. Imediatamente a seguir ao fosso surge um campo de pedras fincadas, atualmente bastante destruído devido à construção de um curral. O sector oeste é protegido por uma linha de muralha em xisto que arranca de junto da interceção de duas pequenas linhas de água subsidiárias da ribeira de Veados e liga-se a um torreão circular situado também a norte. Os sectores sul e este possuem características naturais de defesa constituídas por arribas e vertentes absolutamente intransponíveis.
A área interna e organização urbana do povoado foram adaptadas em função das características topográficas de um terreno com um forte índice de inclinação. São ainda visíveis grandes quantidades de pedras pertencentes a estruturas habitacionais que constituíam o aglomerado. Não se regista qualquer vestígio de olaria. Entre os intensos derrubes que cobrem a área onde se situava o torreão foi recolhido um fragmento de uma movente de mó de rodízio.