Elementos | |
---|---|
Castelo Velho de Bruçó / Castelo dos Mouros |
Pequeno povoado fortificado assente no relevo terminal do planalto mirandês, na margem direita do rio Douro, cerca de 1 km a norte da Barragem de Aldeadávila de la Ribera. O local detém boas condições de defesa natural e um propício posicionamento para o controlo geoestratégico. O perímetro interno é protegido por uma linha de muralha que arranca a norte, junto de um portentoso torreão e protege os sectores ocidental e sul. A oriente a plataforma de assentamento do povoado cai abruptamente em arriba sobre o vale do rio Douro, criando-se um declive abrupto.
A complexidade do sistema defensivo é particularmente evidente no sector norte, onde se desenvolve a zona de acesso ao interior do recinto. Aqui, além dos significativos vestígios de um monumental torreão, é possível observar um campo de pedras fincadas e um fosso. Um troço preservado da antiga muralha,
edificada com pedra granítica e com cerca de 1,80 m de largura, documenta a robustez e o investimento na concepção do complexo defensivo deste reduto. À superfície do solo são praticamente inexistentes os vestígios materiais de superfície, tendo apenas sido detetados alguns fragmentos cerâmicos que não permitiram aferições de âmbito cronológico. O Castelo Velho de Bruçó revela tipologias de assentamento e de amuralhamento frequentemente observadas em outros povoados da Idade do Ferro da região.