Capela de Nossa Senhora da Ribeira / Santuário de Nossa Senhora da Ribeira
Quintanilha
A edificação da Capela de Nossa Senhora da Ribeira encontra-se ligada a uma lenda medieval que relata o aparecimento da Virgem a uma pastora. O templo terá sido erigido no segundo quartel do século XIII nas terras do Outeiro, pertencentes à Coroa e que até 1220 haviam integrado os coutos do mosteiro beneditino de Castro de Avelãs. No ano de 1282 há já notícia da existência de uma ermida que albergava a imagem milagrosa de Nossa Senhora.
Seria pequena e humilde a ermida quando Isabel de Aragão ali passou em 1282, a caminho de Trancoso para se casar com el-rei D. Dinis. Chamando-lhe à atenção tão grande concurso de gente, quis venerar a imagem e colocou-se sob a sua proteção. Prometeu reformar a capela e assim cumpriu quando el-rei seu marido, ergueu o Castelo de Outeiro.
Inicialmente administrada pelos frades de Santa Maria de Moreruela e depois pela Ordem de Cristo, no séc. XVI, foi incorporada na Diocese de Miranda, ficando então sob o encargo do Cabido da Sé. Acorrida por multidões de devotos em todos os dias do ano, a sua festa tinha feira franca com concurso de portugueses e espanhóis.
Classificação IIP - Portaria n.º 443/2006, DR, II Série, n.º 49, de 9-03-2006