Elementos | |
---|---|
Miranda do Douro Miranda do Douro |
A Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Miranda do Douro está instalada num edifício anexo às instalações da antiga Alfândega. Na EN 218, com uma excelente localização, quer para quem está a chegar à cidade, quer para quem se desloca à Barragem e ao Cais Fluvial. Tem vários lugares de estacionamento mesmo em frente e uma montra virada para a estrada que se destaca.
Ao fundo da Porta ganha destaque o painel retroiluminado alusivo aos Pauliteiros, ícone da cultura local, que é a temática central para este espaço.
Descrevendo um pouco mais este espaço, encontra à entrada o jogo do “cubo dos sentidos”, aí, são colocados à prova os 5 sentidos através de imagens, sons, aromas e objetos relacionados com o território de Miranda do Douro tendo no final de responder a um simples questionário que o habilitará a provar um produto da Terra Fria Transmontana.
Um grande ecrã táctil com informação diversa sobre a Rota e uma televisão onde pode visualizar um pequeno filme sobre o concelho de Miranda do Douro completa esta viagem interativa através dos equipamentos multimédia do espaço. Estes suportes associados aos vários desdobráveis e brochuras e ao apoio dos funcionários da Porta são fontes de informação de grande utilidade.
Os produtos e artesanato da Terra Fria Transmontana ocupam uma área dedicada na Porta, podendo depois os interessados ser encaminhados para o produtor/artesão.
Além de receção, informação, encaminhamento, exposição, interpretação e interação de conteúdos temáticos e convívio, proporcionado pela interação social que aqui se estimula, também a animação com experiências gastronómicas, etnográficas, culturais e pedagógicas fazem parte destes espaços que no caso da Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Miranda do Douro poderá ser complementada pelo conhecimento mais profundo acerca da cultura da região.
Miranda do Douro
Aberto de segunda a sábado no horário: 9h - 13h / 14h - 17h