-
Início
-
Ver
-
Património
-
Rural
- Vimioso
Vimioso
Elementos | |
---|---|
Vimioso Vimioso | ![]() |




Vila ridente e airosa, com uma claridade que não teria quando espartilhada na cintura de muralhas que a Guerra dos Sete Anos estilhaçou. Em frente às ruínas do castelo, pode ver-se o pelourinho a ostentar a antiguidade das suas prerrogativas municipais.
No centro da vila, a Igreja Matriz, com a sua abóbada estrelada, exige uma visita atenta e no arrabalde, a velha atalaia pode ainda recordar-lhe muitas histórias da defesa da raia nos séculos XVII e XVIII. No Centro Cultural poderá colher informação detalhada sobre a região.
Orago: São Vicente.
Primeira referência histórica: O documento mais antigo referente a esta povoação data de 1187 e respeita a aquisição por D. Sancho I do “chão” para fundar uma “cidade”. Porém, o seu povoamento só se processou no reinado de D. Sancho II. Vimioso esteve sob o domínio administrativo de Miranda do Douro até ao reinado de D. Manuel. Este atribuiu-lhe foral em 1516 e elevou-a à categoria de vila.
Outros locais de interesse: Rio Maçãs; Rio Angueira; Núcleo Museológico Etnográfico da Casa da Cultura de Vimioso; Castro dos Mouros (Povoado fortificado de grandes dimensões, localizado num cabeço em esporão sobre a pequena ribeira do Vale de São Miguel, afluente do rio Angueira); Castro de Batoqueira (Povoado fortificado de pequenas dimensões, localizado num esporão rochoso sobre o rio Maçãs. Encontra-se numa excelente posição defensiva, sendo acessível unicamente por sul); Terronha de Vimioso (Povoado fortificado de pequenas dimensões, localizado num pequeno e pouco destacado relevo em esporão, num meandro do rio Angueira); Moinho da Tigela (gravuras) - Situa-se na margem direita do rio Angueira, na área onde se encontram as ruínas do Moinho da Tigela e das construções anexas.
Destacam-se três locais com elevado valor paisagístico: Cerro (S. Sebastião), de onde se pode desfrutar de um panorama para o quadrante norte; o Alto da Serra, com uma abertura para nascente e sul e, a Atalaia, para o sector norte, poente e sul.
Feiras: Feiras quinzenais: dias 10 e 25 e Feira anual, Feira de S. Lourenço, feriado municipal, dia 10 de Agosto; Feira de Artes, Ofícios e Sabores, 2º fim de semana de Dezembro.
Vimioso