Elementos | |
---|---|
Miradouro da Senhora da Luz Constantim, Miranda do Douro |
No troço 3 da Rota, saindo de Constantim pela EM542, em direção a Ifanes, apresenta-se um desvio à esquerda (CM 1201), que se desenvolve entre duas manchas arborizadas, a da direita de carvalhos, a da esquerda de pinhal e que estabelece a ligação com a aldeia de Moveros, em Espanha.
É este o acesso para o Santuário da Senhora da Luz, uma ermida antiga, ainda com contrafortes, não obstante a configuração da fachada, que deve remontar já ao séc. XVIII ou mesmo XIX. Ocupa uma posição privilegiada, por ser sobranceira a todo o planalto, com vistas magníficas num ângulo giro, o que justifica ocupações de que restam vastos vestígios, nomeadamente de um castro fortificado neste local, em torno de uma acrópole, posteriormente romanizado.
Ao lado, fica um marco divisório transfronteiriço, que confirma o assento da capela em solo nacional e uma torre de vigia, que pode ser utilizada para desfrute da paisagem – em primeiro plano a serra de Mourigo; no horizonte, a serra de Montesinho, a de Nogueira, a de Bornes e as de Mogadouro e Castanheira e, fechando o circuito, o grande planalto de Zamora, onde assome timidamente a povoação espanhola de Brandilanes.
Constantim, Miranda do Douro