Elementos | |
---|---|
Castrilhão de Coelhoso Coelhoso, Bragança |
Povoado fortificado destituído de condições geoestratégicas mas com condições razoáveis de defesa natural. O povoado de Castrilhão implantou-se sobranceiramente à ribeira de Viveiros, que desagua cerca de 2 km a nordeste, no rio Sabor. A sua implantação num esporão onde se desenvolvem profundos escarpados nos sentidos norte, este e sul, permitiu-lhe excelentes condições de defesa natural por estas vertentes. Contudo, o sector oeste, onde se desenvolve o colo de acesso, apresenta elevado índice de vulnerabilidade defensiva. Aqui pode-se ainda percecionar os derrubes de um torreão circular de pedra partida de xisto, que reforçava o sistema de amuralhamento.
Estes são os únicos vestígios estruturais ainda patentes neste local, que ao longo dos últimos anos tem vindo a ser alvo de uma intensa destruição, provocada por arroteamentos e abertura de estradões que fizeram desaparecer quase na totalidade a estação arqueológica. Por tal motivo torna-se difícil distinguir o traçado e os vestígios da sua antiga linha de muralha, percetível apenas a partir de um talude que circunda uma plataforma de médias dimensões.
No local não foi detetado qualquer material de superfície, apesar de Francisco Sande Lemos referir indícios evidentes de romanização.
Coelhoso, Bragança