Elementos | |
---|---|
Senhora da Conceição / Penhasco da Ermida da Senhora / Alto do Carocedo Carocedo, Bragança |
Povoado fortificado de médias dimensões, localizado no cume de um grande cabeço no rebordo norte do planalto de Izeda. Na encosta sul, adjacente ao povoado, situa-se a aldeia de Carocedo, na zona que seria o acesso natural ao povoado, que apresenta declives abruptos para os restantes lados. O povoado encontra-se bastante degradado, com a construção e arranjos da capela da Senhora da Conceição, instalação do cemitério, abertura de caminhos, etc.
As condições defensivas naturais são boas e tem uma excelente implantação estratégica, controlando visualmente uma ampla parte do planalto de Izeda e também o vale do Penacal. É muito difícil visualizar o seu sistema defensivo, parecendo ter ainda uma linha de muralha no acesso e talvez uma segunda para
nascente. Registam-se vestígios de ocupação na Idade do Ferro, na época romana e, quase certamente, na Idade Média.
Há notícias antigas do aparecimento de sepulturas e a população relata o aparecimento de sepulturas e ossos na construção de uma mãe-de-água, poucos metros a sudeste da capela. Um pouco atrás da capela, a poente, a bibliografia refere também a existência de uma rocha com arte rupestre. A rocha em causa apresenta alguns buracos abertos, tipo buracos de poste, mas não se detetaram gravuras, ainda que a rocha tenha bastantes musgos e líquenes. No terreiro em frente à capela, apareceram dois fragmentos de estelas funerárias romanas, uma ainda com inscrição, que se encontram à guarda por um particular, em Carocedo, havendo a intenção de as colocar no centro de convívio de Carocedo.
Carocedo, Bragança