Elementos | |
---|---|
Castelo |
Este sítio é referido na bibliografia como pertencendo ao termo de Cabeça de Igreja, freguesia de Tuizelo, mas encontra-se na realidade na freguesia de Santalha. É um povoado fortificado de grandes dimensões, localizado num esporão rochoso, na encosta sobre o regato da Vergadela. Dispõe de razoáveis condições de implantação estratégica e de defesa natural. O recinto amuralhado tem a forma de um losango, com o eixo maior estendendo-se de norte para sul, com um comprimento aproximado de 220 metros e o eixo menor, com cerca de 160 metros.
Os quadrantes noroeste e nordeste do losango enfrentam o acesso natural ao povoado. No vértice poderá haver vestígios de um torreão, ainda que o estado de conservação. Todo o sector nordeste da muralha é precedido de um profundo fosso. O fosso poderá talvez prolongar-se em parte para noroeste da muralha, mas os vestígios são aqui menos óbvios. Aqui a muralha desce acentuadamente a encosta, e verifica-se uma clara interrupção da estrutura, constituindo um acesso para a plataforma inferior do povoado e que poderá ter sido uma das suas entradas antigas. Os sectores inferiores do povoado, a sudoeste e parte de sudeste, não são protegidos por muralha, mas sim por uma linha contínua de rochedos, que formam uma alta parede natural.
O interior do povoado divide-se em dois, com uma vasta e elevada acrópole rochosa a norte, enfrentando o acesso e definindo a forma do sistema defensivo, dando lugar em baixo a uma grande plataforma aplanada. Não se registam materiais de superfície, mas tudo indica que se tratará de um povoado da Idade do Ferro.