Elementos | |
---|---|
São Pedro/Sagrado Babe, Bragança |
Numa encosta virada a norte, sobranceira à ribeira da Ferradosa, na margem direita a tradição refere uma antiga igreja, dedicada a São Pedro, havendo ainda memória das paredes em ruinas. A mesma tradição atribui a igreja à primitiva povoação de Babe, que lhe ficaria adjacente, ambas abandonadas aquando da
fundação da atual aldeia.
Embora os vestígios da igreja já não sejam percetíveis, a população aponta ainda com precisão onde ficaria, quase no rebordo da encosta, que antecede o vale da ribeira. A necrópole romana ficaria nas imediações, a cota inferior, havendo ainda memória do aparecimento de inscrições no local. A tradição refere que a povoação se situava a norte da igreja, estendendo-se pela encosta do monte do Cercado.
Na zona onde se localizaria a igreja é possível observar vários fragmentos de cerâmica e telhas, com cronologias atribuíveis desde a romanização à época moderna. Em muros divisórios, aparecem algumas pedras de granito, que não pertence à geologia local. O que de mais concreto se conhece deste sítio são as inscrições romanas, algumas aparecidas aqui, outras em Babe.
São conhecidos dois marcos miliários reaproveitados como sarcófagos, uma ara votiva dedicada a Júpiter e duas estelas funerárias. Quatro destas inscrições encontram-se depositadas no Museu do Abade de Baçal (Bragança) e a quinta é uma estela funerária que desapareceu.
Babe, Bragança