Elementos | |
---|---|
Lagoaço |
Habitat de grandes dimensões, situado numa encosta de pendor suave, sobre a ribeira de Lagoaço, numa zona de excelentes solos agrícolas. Observa-se dispersão de materiais por uma vasta área, mas sem grande abundância, nomeadamente de cerâmica. Não se regista a existência de materiais de clara cronologia romana, mas há referências ao seu aparecimento.
Algumas das cerâmicas apontam para uma cronologia medieval. Não há uma grande quantidade de pedras que pudessem provir da destruição de eventuais estruturas, mas regista-se um grande número de placas de ardósia negra, alheia à geologia local, muitas delas intencionalmente furadas, provavelmente relacionadas com o sistema de cobertura das estruturas.
Isto aponta para uma possível boa conservação dos estratos arqueológicos, sendo natural que as estruturas existentes estejam ainda bem preservadas. Apareceu também uma placa de xisto furada e com grafito e um possível peso em granito, para além de algumas mós em granito, manuais e de rodízio. Existirá um forno, presumivelmente de cerâmica ou telha. Há ainda notícia de diversos outros achados, incluindo um osculatório de bronze e um fragmento de cipo funerário de granito, depositado no Museu do Abade de Baçal (Bragança), com parte de uma inscrição ...AMOR / XXII / H S E