Igreja de Nossa Senhora da Expectação, paroquial de Malhadas
Malhadas
A Igreja Paroquial de Malhadas enquadra-se estilisticamente entre o Românico e o Gótico, mas a sua principal característica é a extrema simplicidade tanto da estrutura como dos elementos decorativos.
A maioria dos autores admite tratar-se de uma realização ainda românica, mas outros colocam-na já no capítulo da arte gótica.
Acresce ainda a indefinição cronológica que rodeia a sua construção. Na principal monografia do leste transmontano, o Abade de Baçal colocou-a entre os séculos XII e XIII, mas abordagens mais recentes têm avançado a sua edificação até ao século XIII pleno ou, mesmo, até ao século XIV.
Os pormenores decorativos do templo integram-se no românico transmontano dos séculos XIII-XIV. O portal é de três arquivoltas, sem tímpano, ornado unicamente por fiadas de esferas. Sobre ele, eleva-se um alto campanário, solução que é também comum nos templos medievais transmontanos. A estrutura da igreja reforça a simplicidade do conjunto: a capela-mor é barroca, mas conserva-se, ainda, a nave única, seccionada em três tramos marcados por dois longos arcos quebrados e um terceiro abatido, de época moderna, destinado a suportar o coro-alto.
Classificação IIP - Decreto n.º 39 521, DG, I Série, n.º 21, de 30-01-1954