Rebordãos encontra-se estrategicamente localizada numa das paisagens mais interessantes de toda a região transmontana e de onde se desfruta de um amplo domínio visual sobre o território circundante. Esta característica foi utilizada pelos primeiros soberanos portugueses durante o longo processo de formação da nacionalidade e manutenção das suas fronteiras, como atesta a própria construção do castelo.
Rebordãos assume-se como uma das povoações mais antigas de Trás-os-Montes, cuja fundação remontará, provavelmente ao período romano. A importância do seu posicionamento geográfico foi, entretanto, reforçada no tempo de D. Sancho I (1154-1212), de cujo soberano a povoação recebeu o primeiro foral.
De entre as estruturas erguidas desde então, destaca-se o Pelourinho de Rebordãos, medieval, em granito, constituído por coluna de fuste oitavado decorado, a meia altura, por semi-esferas, assente sobre soco composto de três degraus, um dos quais aparentando substituir a base de planta quadrangular, sobrepujada por capitel cúbico encimado por calote esférica.
Classificação IIP - Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933