- Início
- Ver
- Portas dos troços
- Moimenta
Moimenta
Elementos | |
---|---|
Moimenta Moimenta, Vinhais |
No décimo troço que começa na aldeia da Moimenta percorrerá a meia-encosta da serra de Montesinho até à mítica aldeia de Rio de Onor.
Localizada no extremo sudeste de um planalto amplo, entre os sopés Norte da Serra da Coroa. Está situada na raia, junto à margem direita do rio Tuela. Moimenta é freguesia do concelho de Vinhais, com 17,3km² de área e uma densidade populacional de 9,7 hab/km², está integrada no Parque Natural de Montesinho, em Zona de Proteção Especial das Serras Montesinho e Nogueira e no Sítio Montesinho/Nogueira da Lista Nacional de Sítios (Rede Natura 2000).
Nesta freguesia situa-se um dos contrafortes do Penedo dos Três Reinos, que outrora marcava a fronteira entre os Reinos de Portugal, Leão e Galiza.
Moimenta é sede freguesia, e destaca-se pela sua dimensão e características das construções graníticas, encontra-se a cerca de 24 km de Vinhais.
Orago: São Pedro.
Outros locais de interesse: Miradouro do Monte da Peneda; Cigadonha da Moimenta (povoado fortificado de média dimensão, localizado num cabeço em esporão na encosta da margem direita do rio Tuela); Fraga da Ponte das Vinhas (arte rupestre - nesta superfície encontram-se gravadas duas séries paralelas de buracos ovais, alguns ligados entre si por sulcos e tendo no meio das duas séries uma outra figura, interpretada como uma pegada.); Fraga das Almas (arte rupestre - grande rochedo granítico, de forma arredondada, situado no caminho antigo de acesso à ponte das Vinhas, junto ao povoado da Cigadonha); Casa das Almas.
Feiras: Feira Franca - Certame de promoção e venda dos produtos regionais. Congrega populações de ambos os lados da fronteira (no último fim-de-semana de Abril).
PATRIMÓNIO EDIFICADO
Igreja Matriz de Moimenta/ Igreja de São Pedro (Séc. XVIII) - Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971);
Ponte das Vinhas;
Ponte do Couço;
Moinhos em cadeia;
Forja e Fornos Comunitários;
Fonte do Cano;
Fraga dos Três Reinos (divide Portugal de Castela, Leão e Galiza) - marco geodésico e formação granítica;
Caminho medieval, para a ponte das Vinhas;
Casa senhorial dos Ataíde.
ENQUADRAMENTO
O décimo troço da Rota começa em Moimenta, uma das mais interessantes aldeias da Terra Fria, numa vertente da serra da Coroa, a cerca de novecentos metros de altitude, em plena bacia de apanhamento do curso superior do Tuela.
A natureza granítica do sub-solo está bem expressa na tipologia urbana e na qualidade arquitetónica edificado, como exemplo, a igreja matriz (Imóvel de Interesse Público – Dec. Lei n.º 516/71, de 22 de Novembro).
Local remotamente povoado, conserva ainda a memória das civilizações precedentes em inúmeros vestígios que a sua ocupação nos legou – um castro fortificado com uma linha de muralha e um torreão, e alcandorado no esporão da confluência da ribeira de Anta, no Tuela, localmente designado Cigadonha ou Cigarrosa, ainda com indícios da estrutura urbana e insculturas rupestres (fossetes), que já referimos atrás; uma calçada medieval, que liga a ponte à povoação e se continua além dela; uma ponte medieval, quiçá também de filiação romana, com um arco grande de volta redonda; e muitas outras construções que se sucederam no tempo até à atualidade, designadamente a turbina que forneceu energia à povoação entre 1954 e 1970, enquanto se aguardava a ligação à rede elétrica nacional. Alguns empreendimentos comuns como a eira, os moinhos, os lagares, as fontes, os fornos e a forja comunitária ainda se conservam como referências fundamentais da cultura popular.
Moimenta, Vinhais