- Início
- Ver
- Portas dos troços
- Salsas
Salsas
Elementos | |
---|---|
Salsas Salsas, Bragança |
No sétimo troço terá sempre presente a serra de Nogueira e os seus extensos cobertos de carvalho negral. Tem aqui a melhor oportunidade de fazer um desvio à cidade de Bragança.
Encaixada no interior da metade sul da concelhia, apresenta uma área de 25,7 km2, pouco acidentada e uma densidade populacional de 15,1 hab./km2. A freguesia é composta pelos lugares de Salsas, Freixeda, Moredo e Vale de Nogueira. Salsas encontra-se a cerca de 27 km para sul de Bragança.
Orago: S. Nicolau
Outros locais de interesse: Local Divino Senhor dos Chãos.
Toponímia: O nome desta freguesia não tem relação alguma com salsa – planta. Salsa era um utensílio usado em mosteiros. É terra de centeio e castanha.
PATRIMÓNIO EDIFICADO
Igreja Matriz de Salsas / Igreja de São Nicolau (Séc. XVII);
Capela de S. Roque;
Cruzeiro;
Ponte de Pedra;
Casa Sá Morais;
Casa de Mateus;
Estação do Caminho-de-ferro de Salsas, linha Tua - Bragança (atual Casa do Mascarado);
Fontes de mergulho encapeladas em cantaria;
Pombais.
ENQUADRAMENTO
Antiga freguesia de S. Nicolau de Salsas, reitoria da apresentação do arcebispo de Braga. Em 1839 pertenceu ao concelho de Bragança, em 1840 ao de Izeda, extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, pelo qual passou para o de Bragança.
O povoado principal da freguesia constitui-se aliás como importante entreposto viário, aqui se estabelecendo outrora a Estalagem do Correio Real, edifício onde era efetuada a mudança das cavalgaduras, estrutura que se preservará ainda. Posteriormente, e com a construção da Linha de Caminho de Ferro do Sabor, foi o local escolhido para uma das estações, complexo que também se conserva, pese embora a desativação da linha, ocorrida a pouco mais de uma década atrás.
Em tempos existiu um importante centro de manufaturação de telha, embora fosse de forma artesanal. A telha produzida era utilizada na construção de casas de habitação e outros e edifícios necessários ao desenvolvimento individual como de toda a comunidade e da região, já que a telha era adquirida pelas outras comunidades próximas destes centros de elaboração.
Do ponto de vista patrimonial, destaque para a Igreja Matriz, que exibe, após o arco frontal, um corpo com dimensão de aproximadamente 3 m, onde é representada a vida de Cristo. Sobre o altar possui painéis com as imagens dos apóstolos. No largo da Capela de São Roque, é possível observar um Nicho de Alminhas datado de 1927.
Foi na estação ferroviária de Salsas que se deu o acidente que vitimou o Conselheiro Abílio Bessa, grande impulsionador e responsável pela ligação ferroviária da linha do Tua a Bragança. Natural de Vinhais, foi na qualidade de Governador Civil de Bragança que suas ações se destacaram no sentido do desenvolvimento da região de Trás-os-Montes.
Salsas, Bragança