Elementos | |
---|---|
Sobreiró de Cima Sobreiró de Cima, Vinhais |
No nono troço rodopia pelas vertentes do Rabaçal até atingir as maiores altitudes da Coroa.
Sobreiró de Cima é lugar da freguesia de Sobreiró de Baixo, concelho de Vinhais. Este lugar encontra-se integrado no Parque Natural de Montesinho, na Zona de Proteção Especial das Serras de Montesinho/ Nogueira e no Sítio Montesinho/Nogueira da Lista Nacional de Sítios (Rede Natura 2000).
Orago: São Miguel Arcanjo
Outros locais de interesse: Capela de Santa Luzia (vista panorâmica);
Especificidade: O grupo “Castanheiras de Sobreiró de Cima”, tem editados vários discos (CD´s) com repertório do Cancioneiro Tradicional Regional
PATRIMÓNIO EDIFICADO
Capela de S. Miguel
Capela de Santa Luzia (na zona envolvente)
ENQUADRAMENTO
O Troço 9 inicia-se em Sobreiró de Cima, limite meridional do Parque de Montesinho, onde a Rota tem uma das suas portas.
Povoação nascida da bifurcação das estradas de Chaves (N 103) e de Lomba (N 103-6), tem logo à entrada, junto à Capela de S. Miguel Arcanjo, a indicação de uma outra, esta da invocação de Santa Luzia, com acesso por estrada em terra e distante uns dois quilómetros. Entre pastagens e soutos mais ou menos densos, mais ou menos recentes, atinge-se a cota de 928 metros sobre o festo que delimita os vales do Tuela e do Rabaçal, dominando uma ampla panorâmica, quer a norte, sobre a serra da Coroa, quer a sul, onde se recorta ainda a serra da Nogueira. As pastagens e os matos são pousios das centieiras, já ceifadas neste final de Verão e pejadas de corvos, que grasnam e debicam a terra à procura de grão. A ermida, setecentista, tem a sua festa em Agosto, com grande concurso de povo, pela devoção à Santa que advoga “os males da vista”.
Sobreiró de Cima, Vinhais