A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) tem por objeto social a proteção e promoção do gado asinino e, em particular, a raça autóctone de asininos da Terra de Miranda – o Burro de Miranda. O Burro de Miranda teve durante muito tempo um enorme valor e utilidade como animal de sela, de apoio nos trabalhos agrícolas e no transporte.
Atualmente, a sua utilidade nestas áreas diminuiu com o avançar da mecanização agrícola e o abandono das práticas agrícolas tradicionais e urge encontrar outras utilizações para sustentar a sua recuperação.
Esta associação realiza diversos eventos e formações durante o ano com o intuito de promover e valorizar esta raça, demonstrando as diferentes utilidades que, atualmente, podem estar associadas a este animal, nomeadamente, o seu uso terapêutico (asinomediação e asinoterapia), pedagógico (programa de sensibilização ambiental) e lúdico (passeios de burro). Em linhas gerais, a AEPGA pretende, com as ações desenvolvidas a preservação e aproveitamento desta raça autóctone de forma, a preservar um património genético, ecológico e cultural único no nosso país.