- Início
- Fazer
- Animação
- Atividades
- Birdwatching
Birdwatching
Todas as estações do ano são boas para a observação de aves na Terra Fria Transmontana, contudo, é na Primavera que existem mais espécies para observar.
O Parque do Douro Internacional é uma das zonas do país com maior riqueza e diversidade de avifauna: mais de 150 espécies. Aqui abundam aves planadoras, rupícolas e passeriformes. Nas arribas nidificam, por exemplo, o Abutre-do-Egipto, a Cegonha-preta, a Águia-real, a Águia-de-bonelli, o Grifo, a Gralha-de-bico-vermelho, o Chasco-preto e a Toutinegra-de-bigodes.
Associado à observação das aves, a beleza e imponência das arribas do Douro, nomeadamente em Picote e Freixiosa, transportam-nos para um quadro perfeito, onde é possível observar as aves em pleno voo de uma perspetiva rara, de cima para baixo. As aves, a envolvente, e a forma única de as observar fazem desta região um destino obrigatório para todos os amantes do Birdwatching.
Indo para Norte e alcançando as zonas mais elevadas do Parque Natural de Montesinho, pode observar-se o Açor, a Águia-real, a Coruja-do-mato, o Tartaranhão-caçador ou a Petinha-ribeirinha, que aqui tem o único casal nidificante conhecido em território português. Ver um Búteo-vespeiro ou um Picanço-de-dorso-ruivo é motivo para se deslumbrar, tendo em conta a raridade com que aparecem.
Período de realização: Todo o Ano