- Início
- Fazer
- Animação
- Atividades
- Oficinas de Artesanato
Oficinas de Artesanato
As tradições são motivos de interesse para quem visita a região. A tecelagem, as rendas e bordados, a cestaria, os artefactos em cobre batido e ferro forjado, a latoaria e a talha fazem parte do artesanato tradicional.
Mais associado ao património etnográfico está o artesanato de máscaras e instrumentos musicais. As gaitas-de-foles, por exemplo, muito usadas no folclore local, resultam de um elaborado trabalho manual a partir de pele de chibo, madeira e palheta.
Reconhecidas pela sua originalidade são as cutelarias da aldeia do Palaçoulo, as máscaras de madeira e os trajes de burel e saragoça. Entre os últimos, destacam-se as capas de honra, agasalhos feitos em lã à custa de longas horas e grande minúcia, para proteger os boieiros e pastores dos rigores do inverno.
Quase sempre fruto da necessidade de atenuar os efeitos de um clima de extremos, outros trajes há na região que se tornaram verdadeiras obras de arte e símbolos da identidade local.
Nestas oficinas terá a oportunidade de aprender com os melhores artesãos da Terra Fria Transmontana e ainda pode levar para casa a obra criada.
Atividades:
• Oficina da Máscara;
• Oficina de instrumentos e música tradicional mirandesa;
• Oficina de artesanato têxtil e trajes tradicionais;
• Oficina de ferro forjado e cutelaria;
Período de realização: Todo o Ano